Prevenção de Riscos Trabalhistas

Pesquisas estatísticas do Tribunal Superior do Trabalho demonstram que, anualmente, mais de um milhão de novas ações judiciais são propostas nas varas trabalhistas de primeira instância. Dentre as demandas que são propostas, um estudo científico promovido pelo Instituto Insper apurou que os empregados venceram cerca de 88% das ações do Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região (TRT 2).

Além da natureza protecionista do trabalhador existente prevista na legislação, outros fundamentos são usados para justificar esses números tão expressivos em benefício do empregado. A falta de uma consultoria jurídica preventiva, por exemplo, pode provocar tanto o aumento da quantidade de novas demandas quanto às altas indenizações posteriores.


Por vezes, a falta de conhecimento específico do empregador pode acarretar na aplicação insuficiente ou equivocada das normas trabalhistas obrigatórias. Por isso, consultores jurídicos especializados poderão orientar os empreendedores e indicar a legislação aplicável de acordo com cada segmento da atividade empresarial.


Em caso de inevitável dissenso entre empregador e empregado, a consultoria trabalhista poderá apresentar a melhor proposta de acordo, pois conhecerá profundamente a empresa e as legislações que a ela se aplicam. Ademais, assim poderá ser agilizado o encerramento dos processos desgastantes e demorados em trâmite no Poder Judiciário.


Portanto, a consultoria jurídica especializada é importante instrumento para reduzir os riscos de demandas judiciais na empresa, pois atua focada na orientação extrajudicial e na prevenção de demandas. Não havendo litígios trabalhistas, as empresas poderão exercer sua atividade de forma segura para investir e melhor planejar seus recursos financeiros.


Ficou com dúvidas sobre seus direitos ou gostaria de mais informações sobre o assunto? Entre em contato conosco para que possamos melhor orientar.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo